Antonio Gonçalves

LINHA DE FERRO

EstaçãoferroviáriasANtG

Inauguração: 01.03.1917

Uso atual: abandonada com trilhos

Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o “Trem da Grota”, extinto em 1978. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.

A ESTAÇÃO: A estação de Itinga foi inaugurada em 1918. “A colonização sido iniciada no final do século XIX com a chegada de famílias que constituíram a fazenda “Pau Ferro”, formando mais tarde o povoado com o mesmo nome. Inaugura-se em 1916 a estação ferroviária na propriedade denominada “Frade”. Para tal local os moradores de Pau Ferro e outros lugares foram se transferindo, sendo o nome mudado para Itinga, que na língua indígena significa “água branca”, nome do rio de águas transparentes existentes no território. Elevada à condição de distrito foi denominada Itinga da Serra. Em 1962, tornado município, alterou-se o topônimo (da cidade e da estação) para Antônio Gonçalves, em homenagem ao profissional médico que militou muitos anos na região” (www.pfldabahia.org.br). O trem cargueiro ainda passa por ali, com o sentido de Campo Formoso, ramal que dai de Antonio Gonçalves também desde 1917. DeAntonio Gonçalves para a frente, sentido Laginhas, os trilhos foram arrancados, quando se suprimiu a linha Bonfim-Iaçu nos anos 1980 (oficialmente, em 1994).

11 thoughts on “LINHA DE FERRO

  • Realmente muito Mal explicado ou Explicada foi a Supressão de Toda ou pelo menos 90% ( Noventa por Cento ) de todas as “LINHAS FÉRREAS” de todo o PAÍS foi totalmente SUCATEADA.
    Sou natural de Itinga da Serra, do tempo em que ainda era Distrito de Campo Formoso e lembro que talvez uma das Primeiras Imagens da minha vida foi a do Trem Chegando á estação, tendo em vista o fato de quando o trem chegava na Missão do Saí e ao partir em direção a nossa querida Cidade apitava FRENÉTICAMENTE como que avisando e convidando a todos para o Grande acontecimento que era a sua chegada.
    Eu pessoalmente tenho um pensamento e uma explicação para tal Inusitado AVISO: é que quase todo dia tinha jogo de Futebol no Campo da GAMELEIRA, e o chefe da ESTAÇÃO ( que por sinal tinha grande Status junto a Comunidade ) sempre Ou quase sempre estava envolvido na Peleja.
    O que me leva a pensar que ele tinha algum Combinado com o Maquinista para que apitasse em trajeto pré determinado, dando tempo a que ele ( muito a contragosto deixasse a Pelada ) corresse até a estação e conduzisse o procedimento de chegada e partida da composição, Creio que talvez até o Jogo Ficasse em Standby até seu retorno, até porque talvez ele fosse o que se chama até hoje de “Dono da Bola”.
    No time só da minha família Tinha pelo menos cinco a saber: meu Pai Alcides (o Alfaiate) Ronaldo Campos,( locutor da Rádio A Voz do Sertão ) Renato Campos (irmãos) e meus Primos Menandro e José Guimarães. Claro que eu e meu irmão Aliomar deveríamos ser os “Gandulas”.
    Agora alguém que seja meu contemporâneo, nascido entre 1947 e 1955 que complete ou adicione novos fatos à esta História. ( eu sou de 1951 ).

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    • Alberto Angelo de Souza

      Sou neto de Joaquim Angelo de Souza, um dos mais proeminentes nomes da história de Itinga (atual Antônio Gonçalves), por sua destacada e ativa participação na vida dessa localidade, inclusive promovendo inúmeras benfeitorias, algumas das quais por iniciativa pessoal e às suas próprias expensas.
      Lavrador, pecuarista, homem de negócios em Senhor do Bonfim, Coronel da Guarda Nacional, vivenciou Bonfim e Itinga durante as três primeiras décadas do século XX, tornando-se cidadão bastante conhecido e respeitado, graças aos seus exemplos de honestidade, seriedade e dedicação ao trabalho.
      A casa sede da fazenda de sua propriedade, situada em Itinga, ficava bem em frente da Estação da Estrada de Ferro, cuja linha férrea a cortava, ficando a parte menor do lado da cidade (como Chácara da própria fazenda).
      Nome de rua na atual Antônio Gonçalves, Joaquim Angelo de Souza, até pouco tempo dava nome a uma “Semana Escolarl”, quando era lembrado e pesquisado por professores e alunos dos estabelecimentos municipais de ensino, iniciativa procedente, porquanto, embora sem jamais haver frequentado escola, ele foi pioneiro como incentivador do ensino básico em toda a região e apaixonado pelas letras, a ponto de ser autor de alguns trabalhos escritos (artigos e livros) que publicou, além de uma monografia sobre borracha de maniçoba, que lhe propiciou menção elogiosa e comenda do Governo Federal do Brasil e reconhecimento do governo francês.
      Gostaria de manter contato com o senhor ou com alguém mais idoso de sua família para proveitosas troca de informações sobre a antiga Itinga, a de nossos avós.
      Agradecido,
      Alberto Angelo de Souza.

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  • Gemerson Ferreira Silva

    Nao tive a sorte de nascer nesta época, mas o meu pai conta que era uma satisfação e alegria a chegada do trem na estaçao ferroviária de Antonio Gonçalves, meu pai conta que vendia frutas dentro dos vagões no final dos anos 60, quando ainda menino ajudava a minha avó ( D. Julia) do saudoso Zé do Martim (in memorian).
    Alegria era ver e ouvir o trem chegar.
    Meu pai Jose Carlos Silva – eterno Carlinho da Superman.

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    • Gerson Campos de Sousa

      Eu conto 66 anos de idade,filho de Alcides Alfaiate ( Alcides Alves de Sousa ) e neto de Antonio Alves Cavalcante, toda vez que vejo esta estação me dá certa vergonha do estado de abandono em que se encontra.
      Eu vendia laranjas no mesmo trem, eu e meu irmão Aliomar em +- 1958 contava sete anos até julho de 1960 quando mudamos para São Paulo.

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  • ANALUCIA DOS SANTOS

    Deveria ter um projeto onde se pudesse transformar essa estação de trem em um ponto turístico
    A prefeita deveria elaborar algo q fosse útil para a cidade .onde as pessoas passeassem com seus
    filhos e amigos nem q fosse durante o dia já q à noite poderia ser meio perigoso
    como ainda passa trem de vez em quando, deveria se tornar prazeroso o lugar.teriam umas lojas de
    coisas para vender como brinquedos roupas e doces para crianças e outras barracas para pessoas adultas
    onde vendesse cervejas e tivesse música assistirem futebol etc..
    Essa á minha opinião pra não deixar a estação morta..Seria como naquela parte da casa da Professora Angelina e da saudosa D Cecília q foi transformada..!!!

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    • Agnaldo Masculino de Oliveira

      Sou filho da Itinga meu nome é Agnaldo Neto de um trabalhador muito conhecido na Cidade. José Alves de Oliveira(Ze Guarda Chave).

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  • MILTON MÁRISTON SOUSA FREITAS

    CONHECI ESTA ESTAÇÃO NOS ANOS 60, ONDE TINHA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, NOS TRENS NOTURNOS, ONDE EU TIVE O PRAZER DE VIAJAR DE SR DO BONFIM PARA SALVADOR, TINHA TRANSPORTE DE ANIMAIS EM VAGÕES ESPECIAIS, LEMBRO TAMBEM DAS MULHERES EM FITAS PARA PEGAR AGUA QUE O TREM FORNECIA (QUENTE OU FRIA) PARA BEBER, POIS ERA AGUA PURA QUE VINHA DAS SERRAS, TINHA TAMBEM O BOLO DE MILHO E O MINGAU QUE ERA VENDIDO NAS BARRACAS MONTADAS POR D. MARIA A MÃE DO MARIO VELHO E D. ANALIA MÃE DO TERINHO, LEMBRO E TINHA A SATISFAÇÃO DE VER O VIRA-MUNDO FAZENDO A CURVA DA MAQUINA DO TREM, HOJE SINTO REVOLTA DE VER O ESTADO QUE SE ENCOTRA, SERVINDO DE CHIQUEIRO PARA CRIAR PORCOS, POIS SO NA ITINGA TINHA VIRA-MUNDO, PARA COMPLETAR TIRARAM O TELHADO E AS PORTAS, PARA QUE , AS PORTAS ERAM DE UMBURANAS AMARELAS, DEVE SERVIR PARA TEMPERAR CACHAÇA, MAIS VAMOS DEIXAR AS REVOLTAS DE LADO, VAMOS VER A MINHA E A SUA ITINGA DA SERRA COM CARINHO, AMOR E PEDIR A DEUS QUE UM DIA TENHA UM PREFEITO QUE OLHE POR NOSSA ESTAÇÃO.

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    • Gerson Campos de Sousa

      Triste abandono para Lindas e importantes que foram os velhos tempos para os que viveram tão saudosa época.

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  • Antonio Edson de oliveira

    Eu sou filho da minha querida antonio goncalves nasci em um tempo que podíamos brincar nas ruas e praças sem a menor preocupação de nossa família pois não tinha essas borcarias que aterroriza. Lembro quando descia correndo as ruas .lembro de minha juventude Saudades muita eram felizes e não sabia.sinto me muito contente quando leu comentários como este de tempos felizes .me orgulho muito de ser um cidadão de antonio goncalves .Parabéns pelas belas histórias contadas nesta página. Por favor contem mais.moro em mato grosso do sul. Corumba

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  • JOAO CARLOS DE OLIVEIRA

    Neste exato momento, estava lembrando de minha maravilhosa infância na pequena e charmosa Itinga da Serra. Quantas lembranças da estação de ferro, das brincadeiras de bola entre as linhas do trêm, de bandeirinhas, de rodar no giramundo e correr do seu zé guarda chave de pegar água vindo da laginha na maria fumaça que retornava de Saúde e Pindobaçu.

    Aquele barulho de thcoc, tchoc, tchoc e o apito aose aproximar da cidade, pirruiiiiiii, pirruiiii!!

    Nasci em 13/12/58 na vila de Itinga da Serra e morei ai até 1974. Sai dai com então 15 anos, mas as lembranças são vivas.

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  • analucia dos santos sousa

    Hummm.. ele era muito amigo do meu pai.. Basilio q tbm trabalhou na REFESA

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