Solenidade de formatura das turmas do PROERD
Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Nesta sexta-feira 04 de agosto aconteceu em Campo Formoso, a Solenidade de formatura das turmas do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, que tem instrutores em Antonio Gonçalves-BA, a formatura aconteceu no Instituto Educacional Nossa Senhor de Fátima. Foram 518 alunos deste primeiro semestre, sendo 375 alunos de Campo Formoso e 143 de Antônio Gonçalves, sendo 23 turmas de 14 escolas particulares e da rede pública das respectivas cidades.
Esteve presente no evento o Major Mascarenhas(cmt da 54 CIPM,o Coronel Ancelmo Bispo CMT do CPRN, Doracy (Secretária de Educação de Antônio Gonçalves), Eliana Farias representando a Sec. de Educação de Campo Formoso, Hilda Menezes representando a prefeita e Netinha Representante do Prefeito de Antonio Gonçalves.
A cidade de Antonio Gonçalves foi bem representada pelos alunos, onde mostraram que o Trabalho dos Professores foi bem feito, e foram elogiados por muitos presentes, pelo comportamento na Solenidade de Formatura.
O Programa apresenta as seguintes características:
- É desenvolvido com alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental, portanto atende os anos críticos da adolescência.
- Utiliza técnicas de ensino aprovadas e normalizadas, contando com lições planejadas e materiais estudantis detalhados.
- Ensina a resistir às drogas através de métodos interativos (dramatização, discussão etc.)
- Envolve a escola, pais e a comunidade.
- Explica as leis contra as drogas
- Ensina a resolução de conflitos sem recorrer à violência
- Utiliza métodos que melhoram a auto-estima do adolescente.
Envolvidos neste programa estão policiais militares treinados para orientar crianças e adolescentes sobre as questões das drogas e da violência. Com a aplicação do PROERD, a Polícia Militar busca, em menor tempo possível, contribuir efetivamente para a formação de nossos jovens, mais decididos em relação aos malefícios causados pelas drogas e, portanto, imunes à ação de usuários e traficantes. A longo prazo, baseando-se em experiências internacionais, estima-se que nossos jovens e não apenas nossos policiais militares, serão multiplicadores de valores, noções de cidadania e técnicas que isolam o agente do crime. É o PROERD permitindo o contato policia-comunidade dentro da filosofia de uma policia comunitária.