Esporte

Líder há 5 rodadas, Vitória não vence e ainda não deslancha

650x375_ecvitoria-esportes_1556471

De caçador, o Leão passou a ser uma caça valiosa na Segundona. Há cinco rodadas no topo da competição, o que não falta é concorrente querendo empalhar o felino baiano e assumir a posição de destaque na competição. Amanhã, pela 22ª rodada da Série B, cinco clubes podem tomar a liderança do Vitória, que tenta defender a primeira colocação contra o Bragantino, fora de casa.

Para não sair do seu status atual, basta um triunfo em São Paulo para manter a ponta, sem depender de ninguém. Em caso de empate, o empolgado Paysandu e o Botafogo podem tirar o representante baiano da primeira colocação. Perdendo,  América-MG, Sampaio Corrêa e Náutico entram na concorrência pelo topo.

Não tem como negar que o Leão facilitou a caça pelo seu lugarzinho de destaque na Série B. Após três triunfos seguidos no final do primeiro turno, o Vitória diminuiu o ritmo no começo do returno, com  um empate e uma derrota.

A consequência de mais um tropeço amanhã pode sair mais cara que a perda do primeiro lugar. Mesmo precisando de uma combinação de resultados difícil de acontecer (confira no quadro ao lado), o Leão pode inclusive sair do G-4 após nove rodadas na zona de classificação para a Série A.

Se o elenco deu aquela oscilada dentro de campo, sorte ainda não faltou ao atual líder. A última rodada foi um exemplo de que a reza a favor do Rubro-Negro está forte. Após empatar com o Oeste em casa, na última terça, o Vitória perderia a liderança se um entre Botafogo e América-MG vencesse seu jogo. Porém, ambos perderam na sexta passada.

Empacados

Apesar do sinal de alerta ligado, o torcedor do Vitória não precisa achar que a grama do vizinho está mais verde. Com exceção do Paysandu, que ganhou os últimos três jogos e conseguiu assegurar a vice-liderança, todos os clubes que podem permanecer ou entrar no G-4 vivem uma oscilação parecida com a do Vitória.

Terceiro colocado, o Botafogo é um exemplo de que não se pode cochilar no certame. O representante do Rio chegou  a liderar a Série B durante 12 rodadas consecutivas, mas triunfou em apenas três dos  últimos 10 jogos disputados. Já o América Mineiro, no G-4 desde a 10ª rodada, não vence há três partidas.

Se alguns chamam de sorte o Vitória permanecer líder mesmo sem vencer há duas rodadas, outros podem denunciar o equilíbrio ou o baixo índice técnico para tanta gente poder assumir a liderança. Com 21 rodadas completadas, sete clubes já tiveram o gostinho de ficar na ponta.

Na primeira rodada, CRB, Macaé e Sampaio Corrêa dividiram a primeira colocação. Os alagoanos estão no meio da tabela, enquanto o Macaé, que não vence há nove jogos, está a dois pontos da zona de rebaixamento. O Sampaio segue na briga. Além dos já citados Botafogo e o atual líder, Vitória, o Náutico, em sexto, e o Bahia, em sétimo, também estiveram no topo. O Timbu só venceu dois dos últimos sete jogos, enquanto o Esquadrão acumula quatro empates seguidos na Série B.

Se a briga pela liderança está acirrada, a luta pelo acesso é ainda mais indefinida. Para se ter uma ideia, metade dos clubes já estiveram entre os quatro primeiros. O Vitória tem  68% de chance de subir e 26% para o título, segundo matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Para o site Chance de gol, apenas os três últimos colocados não possuem mais chances de assegurar uma das quatro vagas na Série A-2016.

Problemas

Após folga ontem, o grupo retorna aos trabalhos hoje pela manhã, viajando em seguida para São Paulo. A expectativa  é saber se os atacantes Elton, com entorse no joelho, e Rhayner, com um derrame no olho aós sofrer uma bolada, jogam. Ambos não treinam desde a última quinta-feira e se tornaram dúvidas.
Sem Escudero, suspenso, o técnico Vagner Mancini vai colocar Jorge Wagner, além de promover o retorno de Pedro Ken. O time só será definido no treino de hoje.

A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *