DestaqueLocal

Intercâmbio Entre Secretaria de Agricultura e Cooperativa de Itiúba Vai Possibilitar Melhor Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar No Município

Na manhã desta sexta-feira, 28 de Julho 2017, foi um dia histórico para o seguimento da Agricultura Familiar do Município de Antônio Gonçalves. O fato é que o novo Secretário, Rogério, e sua equipe fizeram um levantamento sobre a produção e a comercialização dos produtos produzidos pelos agricultores no município e foi constatado que uma grande parte dos produtores, ainda tem dificuldades em escoar sua produção, se deparando com vários fatores de mercados, tais como; Oscilação de preços, logística de transportes, atravessadores, concorrência, etc.

Foi pensando em achar uma saída que a equipe tendo conhecimento da existência de uma Cooperativa de Produção e Comercialização no município de Itiúba foi convidada a vir ao município para uma troca de experiências. A reunião contou com a presidente da entidade, a senhora Marilene Laranjeira (Leninha) e Tino, também da entidade. Ainda participaram uma representante de grupos produtivos e um veterinário, que fizeram uma bela explanação de como foi fundada e como é gerenciada a Cooperativa.

Já os representantes de Antônio Gonçalves contaram com vários Presidentes de Associações, Técnicos Agrícolas, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores, o senhor Jaime Rodrigues, Agentes de Desenvolvimento do município, além da presença do senhor Paulo Roberto da Bahia Ter, que ultimamente atua no município.  Outra presença importante foi a do jovem Adilson Guirra. Guirra é representante da cultura no município e desenvolve um trabalho cultural com um grupo de jovens artistas do Povoado de Caldeirão do Mulato onde fazem um resgate das histórias folclórica e camponesas.

Após o debate, o grupo se deslocou para uma visita a Fundação Marcelo Candia, que desenvolve atividades fisioterápicas através de plantas medicinais. De lá o grupo foi até a Fazenda Água Branca e Grota da Jia, onde conheceram a propriedade do senhor Adalvo, que entusiasmado e feliz mostrou seu bananal e também seu invento (Um biogás feito com esterco de vacas para geração de gás), que é aproveitado para a cozinha da fazenda. Lá, a presidente da cooperativa firmou a primeira compra de bananas e fez compromissos de continuar uma parceria de intercâmbio comercial entre as Secretarias de Agricultura e os agricultores no município.

Por fim, o secretário e sua equipe agradeceram a visita em nome do prefeito Roberto, e afirmaram estarem muito felizes com esta parceria, pois “assim o município começa abrir novas oportunidades de mercado para este seguimento importante.” Pontuou o Secretário.

Juju Mangabeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *