Notícias

Governo investe R$ 800 milhões na infraestrutura de aeroportos regionais; Senhor do Bonfim está na lista

Aeroporto-300x200O desenvolvimento dos aeroportos da Bahia é resultado de planejamento e investimentos do Governo do Estado. A meta é alavancar a aviação regional, com aumento da capacidade de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios. Estão sendo destinados R$ 800 milhões de reais ao setor.

Os projetos de melhorias e recuperação dos aeródromos baianos contemplam a reforma de terminais de passageiros, construção de vias de acesso, ampliação de pista de pouso de decolagem, pátio de estacionamento, iluminação pública, sinalização, entre outras intervenções. Com aporte do Governo Federal, através do Programa de Investimentos de Aeroportos Regionais, 20 aeródromos na Bahia serão beneficiados com novas intervenções. A meta Federal é construir ou recuperar um terminal a cada 100 quilômetros nos próximos cinco anos.

Atualmente, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) administra 80 aeroportos regionais, entre eles, sete recebem voos comerciais: Porto Seguro, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Lençóis e Valença. Outros dois terminais são administrados pela Infraero: Ilhéus e Paulo Afonso.

São 55 novos voos semanais e com a construção de quatro novos aeroportos em Senhor do Bonfim, Maraú, Jequié e Vitória da Conquista, o número vai ficar ainda maior. Para incentivar a ampliação de destinos comerciais na Bahia, o Governo reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível de aeronaves (o querosene), conforme o número de municípios que uma companhia aérea atenda na Bahia.

Em nosso município, uma área na região do distrito de Quicé já foi reservada para a construção de um aeroporto regional. Em 2012, o governo do estado desapropriou a referida área e efetuou o pagamento de indenização aos seus proprietários. Por último, o local foi cercado.

*Com informações da SEINFRA / Adaptação Eloilton Cajuhy 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *