Notícias

Engenheiro de Som que ministrou curso em Bonfim morre após ser baleado em assalto

fernando1-225x300

Faleceu nesta segunda-feira (05), em Salvador, o engenheiro de sonorização José Fernando Álvares Gundlach, 62 anos. Gundlach foi baleado no rosto no domingo (04) durante um assalto em um ponto de ônibus na rua Silveira Martins, na capital, por volta das 13h. Apesar de ter sido socorrido na emergência do hospital Geral Roberto Santos, o profissional não resistiu aos ferimentos.

Nascido no Rio Grande do Sul, Fernando Gundlach possuía 39 anos de experiência no mercado do áudio profissional. Formou-se em eletrônica pelo Senai em Porto Alegre e mudou-se para Salvador em 1983, onde iniciou seu trabalho como técnico de gravação na WR no final de 1984, e, até 1988, gravou mais de cem discos de artistas baianos. A partir de 1986, começou a viajar pelo Brasil como técnico de PA, tendo participado de tournês pelo Brasil, Estados Unidos e por dez países da Europa.

Em 1994, fundou a dB Cursos e Treinamentos em Salvador com o Curso Básico de Áudio. Em dezembro de 1998 foi para a Califórnia nos Estados Unidos estudar na California State University e no Fullerton College. Trabalhou em diversas empresas de sonorização como técnico de som em diversos tipos de eventos.

Atualmente trabalhava como técnico free lancer em estúdios de gravação e fazia projetos de estúdios de ensaio e de gravação e como técnico de PA do artista Luiz Caldas. Gundlach dedicou sua vida à propagar o conhecimento sobre o áudio profissional e representa uma grande perda para o segmento no Brasil. (*Texto publicado na página de Neu Oliveira, esposa de Fernando Gundlach).

BLOG DO ELOILTON CAJUHY – Fernando Gundlach esteve em Senhor do Bonfim este ano, ministrando um curso para profissionais da região que atuam na área de sonorização. O referido curso foi realizado no período de 30 de março a 2 de abril, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim (ACIASB).

fernando

Nas redes sociais, amigos e profissionais de som lamentaram sua morte: “Muito triste. Chocado com tanta violência. Perdemos mais um amigo e grande profissional, vítima de assalto. Vai em paz, Fernando Gundlach. Deus te coloque em um bom lugar. Meus sentimentos”. Escreveu Roberto Santana, “Roberto Mix”, técnico bonfinense.

“A pior dor do mundo é obrigar a cabeça a esquecer aquilo que o coração lembra a todo instante. E era assim, sempre em uma visita e outra, com este sorriso. Estávamos sempre trocando ideias. Sempre me perguntava se eu precisava de algum apoio. Sou grato a esse cara que me motivou a sair de Senhor do Bonfim, a 365 Km, durantes 04 meses para dividir o seu conhecimento que precisava no momento. Logo logo o destino me trouxe de volta a Salvador, dessa vez com emprego garantido, graças ao conhecimento técnico que obtive com ele. E a indicação do meu amigo Ruy Cruz. Saiba que você tem uma turma enorme que vai sentir sua falta. Adeus, meu amigo professor”, postou Wellington Iluminação, carinhosamente conhecido pelos bonfinenses como Tirirca..

fernando2

O Corpo de Fernando Gundlach está sendo velado na catedral do Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, e será sepultado às 16h.

*Eloilton Cajuhy – DRT 3621

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *