DestaqueSaúde e Ciência

Enfermeiros estudam possibilidade de greve após suspensão do piso salarial

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O Fórum Nacional da Enfermagem, que agrega entidades como a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), informou que pode haver uma possibilidade de greve por causa da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu liminarmente o novo piso da enfermagem.

Segundo Solange Caetano, que representa a FNE no fórum, a liminar não questiona a constitucionalidade do piso, mas aponta a ausência de fontes de custeio. As entidades, segundo ela, vão pressionar congressistas para a aprovação de projetos de lei que sirvam como alternativas para captar verba para o novo salário dos enfermeiros, além de dialogar com os ministros do STF para que tenham maioria quando a pauta for para plenário.

Em comunicado à imprensa, a CNSaúde, que propôs a ação direta de inconstitucionalidade contra o piso, disse que a liminar permite que, com mais tempo, “se construam soluções para a valorização da enfermagem”.

Pacheco vai se reunir com Barroso para discutir piso dos enfermeiros
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vai se reunir na terça-feira (6) com o ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir a decisão que suspendeu neste domingo (4), o piso salarial da enfermagem.

Segundo o Blog Andréia Sadi, do g1, Pacheco quer ouvir do ministro Barroso sugestões, uma vez que a questão está judicializada, para a fonte de recursos para o piso dos enfermeiros. A ideia é buscar uma conciliação jurídica.

Outra ideia na mesa é aprovar um projeto de repatriação de dinheiro do exterior.

Ainda de acordo com a publicação, as ideias estão sendo discutidas nos bastidores entre senadores de base, de oposição e também repercutem no Planalto.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *