DestaqueLocal

Água Da EMBASA Finalmente Chegará A Comunidade De Bananeira Dos Pretos Em Antônio Gonçalves

Já se passaram mais de vinte anos da construção da Barragem do Aipim e as comunidades de Bananeira do Pretos e Sapé ainda não dispõem de água tratada. Estas comunidades além de serem ribeirinhas, são consideradas tradicionais, sendo uma Quilombola e a outra Indígena.

Vários pleitos já foram feitos por líderes políticos e comunitários, mas finalmente com o anúncio de deverem água para povoados distantes no município de Campo Formoso, causou-se uma grande revolta aos povos nativos que moram às margens e não tem acesso a água, assim houveram várias movimentações, inclusive promessas de manifestações de um possível fechamento da guarita da Barragem com o intuito de sensibilizar o Governador a solucionar o problema.

Demandas atendidas; Na tarde desta segunda-feira nossa reportagem acompanhou o Prefeito Roberto Carlos e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rogério, que estiveram no escritório da EMBASA de Senhor do Bonfim, quando foram atendidos pelas funcionárias Maria José e Ilusca. Sobre o sistema de Bananeira, ficou acertado que a EMBASA entrará com os canos e os serviços, já a prefeitura ficou responsável pela escavação das valas, saindo do Alto da Cajazeira até o povoado.

Em relação a comunidade de Sapé, a EMBASA afirmou que foi feito um análise fisio-química da água de dois poços artesianos existente na localidade e de propriedade da CERB, com o objetivo de criar um sistema simplificado de abastecimento. Neste ponto, o Prefeito Roberto garantiu que em breve retornará aos escritórios da CERB e da EMBASA para dar continuidade e conclusão ao projeto.

NOTA: Ainda sobre as intervenções das lideranças políticas do município, que foram várias, aqui destacamos a importância do Deputado Bobô, que foi interlocutor junto ao Governo do Estado, onde conseguiu a tubulação para Bananeira. Bobô foi apoiado no município pelo médico Dr. Orlindo e outras lideranças.

Por Juju Mangabeira DRT 6341 – BA.

One thought on “Água Da EMBASA Finalmente Chegará A Comunidade De Bananeira Dos Pretos Em Antônio Gonçalves

  • É uma pena que o nome do Deputado Bobô não tenha ocupado um lugar de destaque nesta reportagem, pois ele foi o principal instrumento que Deus usou pra que esta água chegasse a comunidade de Bananeira dos pretos. Vinte anos de espera , e Bobô com quatro anos e seis meses de mandato conseguiu . Obrigado Deputado.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *