Esporte

Vettel não aceita proposta de renovação e deixa a Ferrari no final do ano

O tetracampeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel não aceitou a proposta de renovação da Ferrari e vai deixar a equipe no final do ano. A escuderia italiana tinha o interesse em renovar com o piloto alemão, de 32 anos, por pelo menos mais um ano, porém as duas partes não chegaram a um acordo. As negociações foram encerradas nas primeiras horas desta terça-feira (12).

A notícia da saída de Vettel da Ferrari foi dada pelo jornal alemão Bild ainda no começo da noite desta segunda (11). Horas depois, a equipe de Maranello fez o anúncio oficial de que o tetracampeão mundial não pilotará seu carro em 2021. “Minha relação com a Ferrari se encerra ao fim de 2020”, disse Vettel no comunicado da Ferrari. “Para conseguir os melhores resultados possíveis no esporte, é vital que todos os envolvidos trabalhem em harmonia. A equipe e eu percebemos que não há mais um desejo comum de seguir juntos além dessa temporada. Questões financeiras não foram um fator nessa decisão conjunta. Não é assim que eu penso quando todo certas decisões, nem nunca será”, explicou.

Apesar de ter falado que a Ferrari era sua primeira opção para 2021, Vettel já havia rejeitado uma oferta formal que renovava o vínculo por mais um ano, porém com uma redução brusca no salário. Depois, segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, a equipe fez uma contraproposta aumentando o tempo de contrato para 2022, mas mantendo a queda salarial. Além do tempo do acordo e do salário, outro suposto entrave era a maneira de administrar os dois pilotos. Charles Leclerc, de 22 anos, vai para o segundo ano no time, mas fechou acordo e segue até 2024. Ele tem conquistado a equipe e se tornado cada vez mais o queridinho de todos. Outra questão que pesou na decisão de Vettel foi a forma como a direção conduziu os conflitos entre ambos em 2019. Os dois pilotos se desentenderam algumas vezes nas pistas no ano passado, sendo o auge no GP do Brasil quando se bateram e abandonaram a corrida.

Sebastian Vettel chegou na Ferrari em 2015, após conquistar quatro títulos mundiais pela Red Bull entre 2010 e 2013. Seu primeiro grande momento na Fórmula 1 foi quando ainda era piloto da Toro Rosso e venceu a única prova da história da equipe, justamente na Itália. Ao longo desses cinco anos pilotando o carro vermelho, o alemão disputou 102 corridas, venceu 14 e subiu no pódio 54 vezes, além de ser vice-campeão em duas temporadas.

Devido a pandemia do coronavírus, o início da temporada 2020 de Fórmula 1 foi adiado. A primeira corrida do ano está marcada para acontecer no dia 5 de julho com o Grande Prêmio da Áustria. Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *