Outras

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa vai até o dia 30

195122A segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa se extingue até o dia 30 de novembro. Todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade devem ser vacinados contra a febre aftosa. Segundo o Delegado Regional da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) em Santo Antônio de Jesus, Geraldo Luiz, para garantir uma boa vacinação, o criador deve observar alguns cuidados, como adquirir vacina somente em estabelecimentos cadastrados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, “a legislação proíbe o uso de vacinas contra a febre aftosa adquiridas em etapas de vacinação anteriores.
Além disso, a vacinação deve ser comunicada ao órgão oficial de Defesa Agropecuária ou por meio do sistema informatizado Gedave”, informou. Ainda segundo Geraldo é necessário que o produtor declare todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como: equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporco), ovinos, caprinos, aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes). A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, “o criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação terá de pagar R$ 106,25 por cabeça por deixar de vacinar e R$ 63,75 por cabeça por deixar de comunicar a vacinação”, afirmou.
Santo Antônio de Jesus com a campanha e a fiscalização acirrada, conseguiu o 6º lugar no ranking da ADAB. O índice da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de maio, em todo o estado da Bahia, alcançou 94,54%. A meta de 90%, exigida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), foi ultrapassada pelo segundo ano consecutivo. Os criadores vacinaram 9.885.252 dos 10.456.646 bovinos e bubalinos existentes no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *