Secretaria de Assistência Social realiza ação com crianças da Rua da Paz em Antônio Gonçalves
O Centro de Referência da Assistência Social CREAS – Antônio Gonçalves através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma Abordagem Social em parceria com o Conselho Tutelar ao Bairro Rua da Paz, com um intuito de retirar crianças e adolescentes que estão na beira da pista em condições desfavoráveis para um bom desenvolvimento de uma criança. Talvez uma forma de descrever o trabalho infantil seja pelas marcas que deixa na vida de crianças e adolescentes que a ele são submetidas.
Não é fácil propor soluções a essa problemática. Mas é possível e necessário construir, coletivamente, perspectivas de superação dessa realidade que afeta a vida de milhares de crianças e adolescentes. A amplitude e complexidade do problema deixam claro que é necessário que toda a sociedade brasileira tenha uma atitude de indignação frente ao trabalho infantil e se sensibilize se mobilize para enfrentá-lo. É imprescindível unir todos: esferas de governo, organizações não governamentais, sindicatos, empresas, igrejas, clubes, associações, escolas, cidadãos, numa atitude de corresponsabilidade participante. Erradicar o trabalho infantil e devolver as crianças à escola, à infância e a uma vida mais digna e justa.
Nosso 01 º encontro aconteceu uma abordagem no local acima citado com estas crianças através de uma escuta qualificada transformando suas fala em sonhos e junto faremos umas cartinhas onde serão desenhados e escritos seus sonhos e objetivos, realizar o sonho de uma criança pode custar pouco e você pode ajudar a torná-lo real. Em um pequeno pedaço de papel é possível ler mais do que um desejo para o Natal, mas sim perceber um sentimento que foi transmitido em algumas palavras. Não só pedir um presente, algumas crianças escreveram sobre suas famílias, rotina e sonhos.
Através de madrinhas e padrinho que levaremos estes sonhos a tornar realidade. Apadrinhar é amar e agir para materializar sonhos ajuda a criar laços de afeto entre a sociedade e as crianças e os adolescentes que vivem em vulnerabilidade social, Apadrinhamento significa proteger, defender, cuidar, patrocinar ou auxiliar uma criança ou adolescente em seu processo de crescimento e amadurecimento pessoal ou profissional.