Perigo: Câmara dos Deputados aprovaram projeto de lei que visa levar mais veneno para a mesa do brasileiro
A Comissão da Câmara aprovou nessa segunda-feira (25), o PL Lei 6.299/02, que diz tratar do registro, fiscalização e controle dos agrotóxicos no país, proposto pelo deputado Luiz Nishimori (PR-PR).
Para tirar o foco das criticas o parlamentar quer mudar a nomenclatura de agrotóxicos para “pesticidas”, com a finalidade apenas de facilitar o registro de tais produtos junto ao Ministério da Agricultura.
A oposição, bem como por ativistas veem na prática o consumo de mais veneno na mesa do brasileiro.
O INCA – Instituto Nacional do Câncer, se manifestou contra o projeto e alerta para o grande risco de trabalhadores e a população em geral, ser afetados por consumo de água e alimentos contaminados.
A ANVISA também se posicionou contra o PL, e diz que isso não beneficiará em nada a população, que deveria ser o foco das discussões, e acrescentou que tal projeto não significa melhores alimentos nem tecnologias para o agricultor.
Parlamentares opostos ao projeto disseram que caso seja aprovado, ingressarão com uma ADIN – ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF).
Blog do Netto Maravilha/AB