Mais de 14 mil motoristas são multados por não ligar farol baixo de dia, diz PRF
Nos quatro primeiros dias em que a lei que determina o uso de farol baixo durante o dia em rodovias entrou em vigor, aproximadamente 14,9 mil condutores foram autuados no país, de acordo com o balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta terça-feira (12).
A multa prevista para quem descumpre a norma é de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação, sendo válida para carro, motocicleta ou caminhão. A sanção da nova lei aconteceu no dia 24 de maio e demorou 45 dias para ser validada. A mudança busca aumentar a visibilidade dos condutores e minimizar os riscos de acidentes, principalmente colisões frontais.
Segundo a PRF, os dados de infrações são preliminares, visto que o agente tem o prazo de até 5 dias para efetuar o registro no sistema e o fechamento ocorre após 30 dias. Para a Polícia Federal, o número de infrações aplicadas tende a diminuir no decorrer dos dias por conta do trabalho educativo e à medida em que os motoristas se acostumem com a lei e adquiram o hábito de ligar o farol. Metro1