Notícias

Gilmar Mendes decide continuar investigações contra Aécio na Lava Jato

17650,gilmar-mendes-decide-continuar-investigacoes-contra-aecio-na-lava-jato-2

As investigações sobre o suposto envolvimento do presidente do PSDB, o senador Aécio Neves, no esquema de corrupção delatado pelo senador cassado Delcídio Amaral e investigado na Operação Lava Jato, ter]ao prosseguimento. A decisão é do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

A prática de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, supostamente por ter recebido vantagens de empresa contratada pela estatal Furnas Centrais Elétricas, está entre as acusações contra Aécio Neves, pela Procuradoria Geral da República (PGR). Os recursos ilícitos seriam branqueados por meio de pessoas jurídicas ligadas à irmã do senador, bem como pelo envio a contas no exterior, por meio de doleiros.

No despacho, Gilmar Mendes responde às críticas que recebeu do procurador geral da República Rodrigo Janot por ele ter pedido a suspensão das diligências. Janot alegou que é competência da Procuradoria a conveniência de dar ou não prosseguimento à investigação. Segundo o ministro, esse fato, contudo, “não torna a investigação uma propriedade do Ministério Público e da polícia, imune a interferência judicial”. Gilmar Mendes afirmou, ainda, que seu despacho anterior “limitou-se a dar a oportunidade ao MP de se manifestar sobre questões relevantes” no processo.

 

Metro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *