Política

Bolsonaro ‘batiza’ 1º caça sueco Gripen do Brasil: “Marcante”

Caça é considerado moderno, eficiente e de baixo custo

Foto: Poder 360/Sérgio Lima

O presidente Jair Bolsonaro participou na manhã desta sexta-feira (23) da apresentação do caça sueco Gripen F-39E. A solenidade promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB), também em homenagem ao Dia do Aviador, aconteceu em Brasília.

Este é o primeiro modelo entregue de um total de 36 aeronaves encomendadas da empresa Saab, ainda em 2014.

Na cerimônia, Bolsonaro subiu na aeronave e estourou uma champanhe, como forma de “batismo”. Ele também entrou no caça para conhecê-lo por dentro.

– 2020 será um ano marcante da Força Aérea Brasileira, fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível nossa operacionalidade e nossa capacidade logística e de afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de km2 de espaço aéreo, indispensável à nossa soberania. Incorporamos duas aeronaves estratégicas, KC-390, e o Gripen. É uma demonstração cabal que, com liberdade e comprometimento, o sonho de nosso povo está ao alcance de todos – comemorou Bolsonaro.

O Gripen alcança duas vezes a velocidade do som. Tem 8,6 metros de envergadura, 15,2 metros de comprimento e 4,5 de altura. É movido por 1 único motor General Electric. Ele será usado em missões do tipo ar-ar, ar-terra e ar-mar.

O modelo é considerado mais moderno, eficiente, e tem menor custo operacional. A intenção da FAB é trocar toda a frota de caças

Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura). A embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar-Skoog, também prestigiou o evento, entre outras autoridades. Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *