Aedes Aegypti pode transmitir nova doença chamada nyong-nyong
De acordo com o infectologista Rivaldo Venâncio ao G1 Mato Grosso, a nova virose provoca febre e pertence à mesma família da chikungunya, que provoca dores nas articulações
Acorda Cidade
Depois da dengue, a febre chikungunya e a zika, uma nova virose pode estar sendo transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a nyong-nyong, nova descoberta dos especialistas.
De acordo com o infectologista Rivaldo Venâncio ao G1 Mato Grosso do Sul, a nova virose provoca febre e pertence à mesma família da chikungunya, que provoca dores nas articulações. Segundo boletim da Secretaria de Saúde do Mato Grosso, 64 dos 79 municípios do estado têm alta incidência da dengue.
O médico patologista e pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mitermayere Galvão dos Reis, afirma que pode ocorrer no Mato Grosso do Sul epidemias de zica, chikungunya e nyong-nyong.
De acordo com ele, os vírus estão se disseminando cada vez mais rápido pelo planeta devido à grande facilidade que as pessoas têm de circular, o que aumenta o risco de transmissão de doenças, basta que haja em determinados locais mosquitos transmissores apropriados, como é o caso do Aedes Aegypti no Brasil.