Conselho Municipal de Juventude de Antônio Gonçalves participa da 3ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília
O Conselho Municipal de Juventude de Antônio Gonçalves esteve representado na 3 Conferência Nacional de Juventude em Brasília DF de 16 a 19 de Dezembro de 2015 pelo seu Presidente Vandeson Santos, onde na oportunidade defendeu as propostas para a melhoria da vida da juventude em especial:
1- garantir o financiamento público para a manutenção e ampliação das EFAs escolas famílias agrícolas, possibilitando ofertar PRONATEC campo trabalhando a pedagogia da alternância, nas esferas municipais, estadual e federal. E implantando uma política de assistência estudantil que garanta bolsa permanência e transporte escolar para seus estudantes, assim como sejam lançadas ações de implantação de centros de permanência de referência cultural, esporte e lazer e telecomunicações dentro de seus espaços físicos.
2 – Ampliar e acelerar o processo de reforma agrária e regularização fundiária, bem como reconhecimento e demarcação de terras pertencentes a povos e comunidades tradicionais em especial das terras indígenas e quilombolas acabando com a prática forçada de remoção de seus territórios. Assim viabilizando a regularização da documentação de assentamentos já existentes, permitindo que os jovens tenham condições de permanecer ou regressar as suas terras originais e serem assim contemplados peloa programas e projetos e ações para a juventude rural.
Tivemos atuação importante na estratégia de aprovação destas e de outras propostas a fim de que estas fossem aprovadas nas resoluções da conferência. Hoje saiu de Brasília muito feliz e como a sensação de dever cumprido, e com a certeza de que ainda é precisamos fazer muito pelas nossas juventude.
Demonstramos ainda nossa indignação perante a crise política que se agrava a todo momento, bem como pela tentativa de golpe que a direita burguesa contra a democracia, que querem a todo custo um terceiro turno, pois até então não se conformam com os avanços e com as conquistas sociais. Gritamos ainda contra as manobras de Cunha na câmara dos deputados no processo contra ele mesmo. Seuiremos firmes na luta em defesa dos direitos das juventudes, pela democracia e pelo mantimento das conquistas sociais dos últimos 13 anos, gritamos:Não ao Retrocesso e Nenhum Direito a menos.
Att.
Vandeson Santos
Presidente do Conselho Municipal de Juventude.
Coordenador da Camara de Juventude do TIPINI