Outras

Animais em situação de maus-tratos são resgatados durante ação conjunta em Juazeiro

Em Juazeiro (BA), uma ação conjunta resgatou animais de grande porte em uma área de mata no Bairro Itaberaba, na última terça-feira (8). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), a equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) acionou o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Semaurb e a Polícia Militar para concretização da ação.

De acordo com o médico veterinário e fiscal estadual agropecuário da Adab, José Arnaldo da Cruz Silva, o resgate dos bovinos tinha como finalidade retirá-los do ambiente de cárcere onde estavam inseridos. “A Adab também fiscaliza o bem-estar animal e constatamos que se tratava de quatro animais bovinos que estavam amarrados em local totalmente inapropriado para a criação, sem alimentação ou água limpa própria para consumo e sem responsáveis presentes. Estamos investigando para que a pessoa seja identificada e punida. Os animais já estão em local seguro e recebendo os devidos cuidados”, descreveu Arnaldo.

É de responsabilidade da Semaurb a retirada de animais em logradouros públicos e que coloquem em risco a vida dos transeuntes na cidade. Na ação realizada pela Adab, coube à secretaria o auxílio no transporte dos animais e o abrigo no curral municipal. “A situação em que os animais foram encontrados era de calamidade. Enquanto órgão ambiental e também de fiscalização, não podíamos deixar de acompanhar e ser parceiro da Adab. O objetivo era um só: resgatar e levar os animais para o curral municipal, onde poderão receber os cuidados necessários dos veterinários”, acrescentou o secretário Jadson Barros.

Denúncias

Maus-tratos a animais é crime ambiental e está sujeito a multa e detenção. Por isso, a Semaurb orienta a população a denunciar qualquer tipo de violência que venha ferir ou colocar em condições desumanas qualquer espécie animal. As denúncias podem ser realizadas de segunda a sexta-feira na secretaria, através do telefone (74) 3612-3581, ou pessoalmente na sede da Semaurb, que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, Centro.

Carlos Britto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *