Política

Senado aprova aumento para militares e servidores federais

Foto: Jeferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jeferson Rudy/Agência Senado

O Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira (12) um projeto que reajusta os salários de servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia-Geral da União (AGU), do Banco Central, de agências reguladoras e de militares das Forças Armadas.

O presidente interino, Michel Temer, se comprometeu a vetar medidas agregadas às propostas que previam a criação de mais de 14 mil cargos, transposição ou criação de gratificações. Responsável por comunicar a costura com o governo, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) afirmou que, para evitar que fossem feitas emendas aos projetos, o que resultaria no retorno destes à Câmara e consequente adiamento da concessão dos reajustes, fez-se um acordo para aprovar as matérias como estão, com a garantia do governo de vetos.

Todos os reajustes já haviam sido aprovados pela Câmara e agora seguem para a sanção do presidente interino Michel Temer. No mês passado, o Senado já havia aprovado reajustes salariais para de até 41,47% para os servidores do Judiciário e de 12% para analistas e técnicos do Ministério Público da União. No caso dos servidores do TCU, o reajuste será de 31,32%, em quatro parcelas, até 2019.

O aumento contempla cargos efetivos e funções comissionadas do órgão. Já os cargos em comissão do tribunal terão os salários reajustados em 52,47% também em quatro anos. Outra proposta aprovada nesta terça reajusta a remuneração dos servidores da Câmara dos Deputados. Os aumentos também serão concedidos em quatro parcelas: 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,8% em 2018 e 4,5% em 2019.

 

METRO1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *