Cientistas internacionais pedem que Olimpíadas sejam adiadas por surto de Zika
Um grupo formado por mais de 100 cientistas internacionais enviou uma carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionando a favor de uma transferência ou adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em decorrência do surto de vírus Zika.
Classificando como “antiética” a manutenção das Olimpíadas diante das descobertas recentes sobre a zika, os especialistas pedem também que a OMS reveja com urgência suas recomendações sobre o Zika, que está relacionado a uma série de problemas no nascimento, incluindo microcefalia. Os cientistas também comentam o “fracasso” na tentativa do governo brasileiro de erradicar o mosquito e da existência de um sistema de saúde “fragilizado” do país como razões para o adiamento ou transferência da Olimpíada, que acontecerá no mês de agosto.
O documento é assinado por 125 cientistas, médicos e especialistas em ética médica de instituições como as universidades de Oxford, no Reino Unido, Harvard e Yale, ambas nos Estados Unidos. A carta diz ainda que o adiamento ou a transferência dos Jogos possibilitaria também uma diminuição em “riscos trazidos por uma turbulência história na economia, governança e na sociedade do Brasil – que não são problemas isolados, mas que fazem parte de um contexto que tornam o problema do Zika impossível de resolver com a aproximação dos Jogos”.
Metro 1