Política

Gilmar Mendes será relator do segundo inquérito contra Aécio no STF

16877,gilmar-mendes-sera-relator-do-segundo-inquerito-contra-aecio-no-stf-2

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes vai ser o relator do segundo pedido de inquérito feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) na Corte. Além do tucano, o PGR apresentou aos ministros indícios contra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Na última semana, Gilmar determinou a abertura do primeiro inquérito contra Aécio, também a pedido de Janot,mas acabou a determinando a suspensão das investigações contra o tucano em menos de 24 horas. Agora, o relator precisará decidir se abre ou não o segundo inquérito.

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, solicitou que o pedido de abertura de inquérito contra Aécio ficasse sob relatoria do ministro Gilmar, responsável pela avaliação do primeiro inquérito contra o tucano. Teori avaliou que o pedido não tem a ver com as investigações da operação.

Por esse motivo, para Teori, o processo deveria ser redistribuído a outro relator. O ministro encaminhou o caso para a análise do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e sugeriu que o segundo pedido também ficasse com o ministro Gilmar Mendes. Para Teori, a investigação sobre se houve manipulação de dados do Banco Rural para esconder o mensalão mineiro durante a CPI dos Correios, tem conexão com o inquérito aberto por Gilmar sobre o suposto envolvimento de Aécio com o esquema de propina em Furnas.

Metro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *