Outras

Com 3.185 vagas, vestibular da Uneb tem inscrições prorrogadas

A Uneb promoveu mudanças no vestibular deste ano para ajustar o calendário da universidade com o calendário civil. O primeiro semestre do ano acadêmico vai selecionar estudantes apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), enquanto o semestre 2017.2 manterá o vestibular tradicional com parte das vagas pelo Sisu, como já ocorria.

O edital do semestre primeiro semestre do ano será publicado em período alinhado com o processo seletivo organizado pelo MEC, que ainda não disponibilizou o calendário do próximo Sisu. A Uneb, que está concluindo o semestre 2016.1, chamou as mudanças no semestre de reprogramação, e com o novo fluxo o semestre 2016.2 será substituído pelo 2017.1, que começa no dia 6 de fevereiro. Quem já foi matriculado para iniciar o curso em 2016.2 começa agora como sendo aluno ingresso em 2017.2 (cerca de mil estudantes estão nessa condição), outras 445 vagas serão oferecidas pelo Sisu.

A Adesão ao Sisu, que é um sistema informatizado que oferece vagas em instituições públicas de todo o país, para ao ingresso no início do ano ocorre por conta da falta de tempo e de recursos para a realização de dois processos seletivos no ano, segundo a pró-reitora. Em 2018, há uma expectativa de que ocorra dois processos seletivos, mas é algo ainda estudante pelo conselho universitário.

Novos cursos
Em 2017, a universidade traz dois novos cursos. Os candidatos agora vão poder concorrer também às graduações em Medicina Veterinária, no Campus IX, em Barreiras, que ofertará 40 vagas, e em Administração, no Campus III, em Juazeiro, que será oferecido na modalidade semipresencial, com oferta de 40 vagas.

Sistema de cotas
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. Os candidatos indígenas precisam especificar a que comunidade étnica pertencem, conforme opções constantes do formulário de inscrição deste Processo Seletivo, e devem comprovar a sua vinculação étnica por meio de declaração expedida por organização indígena devidamente reconhecida.

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 23 e 24 de abril. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do certame (ver retificação) (ver termo aditivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *